quarta-feira, 2 de maio de 2007

CADA POVO TEM O REBELDE QUE MERECE...



No Brasil...

...num momento de pura magia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, dia 28, no Palácio da Alvorada, o grupo mexicano RBD, sucesso no Brasil com a novela Rebelde, transmitida pelo SBT. Os adolescentes da banda participaram de um churrasco com o presidente e uma partida de futebol entre Brasil e México. No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em 2 a 2. Lula converteu sua cobrança mas os mexicanos venceram por 7 a 6.
Enquanto isso, na vizinha Venezuela,

... um ato do Dia do Trabalhador, reunindo “algumas pessoas”, foi marcado pelo anúncio de algumas medidas do presidente Hugo Chávez:
- Retirada da Venezuela do Banco Mundial (BM);
- retirada da Venezuela do Fundo Monetário Internacional (FMI);
- retirada de seu país da OEA se esta condenar a decisão soberana de seu governo, de não renovar a licença de transmissão da emissora privada "Radio Caracas Televisión" ("RCTV”, a Globo deles), que vence em 26 de maio.
- diminuição da jornada de trabalho para 36 horas semanais;
- tomada do controle dos convênios petrolíferos da Faixa do Orinoco ( uma das maiores do mundo)que ainda estavam nas mãos de empresas estrangeiras.

Um comentário:

Sergio Amorim disse...

Na minha opinião, são dois pesos e duas medidas:
Nosso presidente é um sindicalista de esquerda, lutou pacificamente pela democratização e nunca pegaria em armas para defender o socialismo.
Hugo Chaves é um soldado, que se transformou em guerrilheiro a fim não de lutar contra a ditadura, mas de tomar o poder pelas armas (trocar uma ditadura de direita por outra, de esquerda) Isso não é um desmérito, muito pelo contrário. Mas o que distingüe efetivamente um governo do outro, é que na Venezuela não há oposição. O parlamento é 100% governista devido ao boicote da oposição às eleições. Assim, meus caros, até eu faço reforma agrária. Torço para que esta seja a forma exemplar de tranformação da sociedade, mas duvido, pela pressa e pela falta de consistência. Socialismo para mim é evolução do pensamento,´deve ser uma necessidade social, e não fruto de uma revolução ou de um carisma.