domingo, 22 de abril de 2007


E por falar em avanços...


CORREIO DO POVO, PORTO ALEGRE, DOMINGO, 22 DE ABRIL DE 2007

Laptop escolar muda a sala de aula

Estudantes gaúchos que participam do projeto piloto do MEC revelam maior interesse pelos estudos. por Léa Fagundes.

A implantação do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA), que prevê um laptop XO para cada estudante da rede pública, desenvolvido pela ONG OLPC, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA), em parceria com a Assessoria da Presidência da República e com a Universidade Federal do RS (Ufrgs), foi avaliada na última semana por representantes do Ministério da Educação (MEC) e por professores de outros estados. Em Porto Alegre, o pequeno aparelho verde transformou-se no tesouro dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, no bairro Santana. Eles realizam, desde dezembro de 2006, a primeira experiência pedagógica mundial do projeto.
A partir de maio, quando chegam outros 300 laptops, os 350 alunos contemplados com a iniciativa terão seu computador individual. A inserção do laptop XO tornou o ambiente de sala de aula mais propício para as atividades cooperativas, ampliando as ferramentas para a realização das pesquisas e estudos em conjunto.
A coordenadora do projeto, Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Instituto de Psicologia da Ufrgs, responsável pela implementação e pelo acompanhamento do projeto federal, revela que, nesta primeira fase, os laptops são usados individualmente por alunos de quatro séries. Ela explica que a escolha do Luciana de Abreu ocorreu devido à quantidade de alunos, que facilitará e atenderá aos requisitos do programa.
Léa, que é consultora do MEC desde 1985 e que participa, nos Estados Unidos, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), comemora os resultados já visíveis nas quatro turmas cujos alunos têm seu laptop individual. 'A mudança no Ensino supera todas as expectativas', observa. Segundo os professores, os estudantes passaram a ter interesse pelos mais diferentes assuntos, fazem pesquisas, trabalham em textos e também desenham. Eles destacaram, ainda, que a chegada dos laptops contribuiu, inclusive, para a mudança de comportamento dos alunos. 'Não há mais necessidade de chamar a atenção para as conversas paralelas. Trata-se de uma nova realidade. A criança não quer nem parar para o recreio e, ao final da aula, muitos pais precisam entrar na sala para que eles saiam', salientaram.
Na sexta-feira, a comitiva reuniu-se para discutir questões metodológicas do projeto piloto. Os laptops do UCA têm recursos e ferramentas para criação de músicas, vídeo, foto e Internet sem fio, ao custo de 170 dólares cada um.

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz! Cópia não vale!
Já li o jornal, quero saber qual a opinião de vocês!

Sergio Amorim disse...

Minha opinião é a de que nenhum governo neo-liberal, como é acusado o atual, pensaria, cogitaria ou investiria em educação da forma como é mostrado na reportagem. Desde sempre, a educação em nosso país foi tratada com desdém, à exceção de pingados governos estaduais pedetistas, que apesar do sucesso de seus projetos educacionais, não conseguiram mantê-los após saírem do governo. Iso demosntra claramente que, um governo que cuida só da educação, cuida do principal mas deixa o acessório de lado, não bastando para uma população apenas educação, se ela tiver carência em outras áreas como saúde e educação, e as mesmas forem relegadas a um segundo plano. Desde sempre nesse país, com a exceção já indicada, a educação foi pisoteada, a fim de manter o povo na ignorância, o que só traz benefícios para quem necessita de um povo manipulável, sem noção de política. Na oposição, a direita raivosa usa outra arma para o afastamento do povo da política: apresenta-a com algo espúrio, indigno dos bons, e afasta as discussões de centro, que não interessam a que quer manipular. Tal quadro, em função da mídia totalmente vendida à essa elite manipuladora, e das décadas de desmando na educação, não é de fácil retrocesso, mas ´pode ser iniciado de alguma forma. Podem ser dados os pontapés iniciais para a sua reversão. E na minha opinião, somente um governo com intenções de esquerda, vivência de esquerda e construído pela esquerda (apesar da ampla coalizão atual), pode tranformar tal escolha em um pontap-e inicial no projeto de valorização, inicialmente tímida mas sólida, da educação no Brasil.