sexta-feira, 3 de agosto de 2007




O apagão aéreo é culpa do Lula, sim!


Depois de muita reflexão, leitura atenta dos jornalões e revistonas nacionais, audição dos mais renomados “formadores de opinião” da grande mídia, cheguei, por uma via diferente, à mesma conclusão que eles: A crise aérea é culpa do Lula. Explico: A aviação nacional sempre foi, como o é até hoje nos países nórdicos, por motivos óbvios, questão de segurança nacional, cujo desenvolvimento deve ser incentivado e subsidiado pelo Estado. O sistema de autonomia implantado pelas regras de livre mercado deram fim a esse “assistencialismo” e o Brasil foi um dos primeiros – e permanece um dos únicos – a ter acabado com o subsídio à querosene de aviação, só pra citar um exemplo. Mais um exemplo de que quem faz as regras (liberais), sabe que elas não prestam, pois nos países desenvolvidos, o mercado da aviação ainda é absolutamente controlado e subsidiado pelo Estado. A livre concorrência (pelo menos aqui) precisava imperar: O lucro acima de tudo, buscado com base na máxima mercadológica “menos custos, mais lucros” levou à quebra da cinqüentenária Varig – única empresa de aviação no mundo que era controlada por uma fundação autônoma, que privilegiava o bem estar dos colaboradores e passageiros, em contrapartida à busca unicamente dos lucros. O Governo Lula, não moveu uma palha para barrar o deus mercado no sistema de aviação nacional; não moveu uma palha para bancar a Varig, que foi soterrada pelo “mercado” e vendida para esse mesmo mercado por um real; Não moveu uma palha para que a Infraero privilegiasse a segurança da aviação em detrimento à construção em série de “shopings centers” disfarçados de terminais de passageiros pelo Brasil afora; não moveu uma palha par interferir no “mínimo custo” das companhias aéreas remanescentes, o que em aviação significa, além de máximo lucro, mínima segurança. A ANAC, loteada entre os companheiros da corrente interna petista (questão de confiança), cumpriu seu papel de deixar o deus mercado agir, “agenciando” a incompetência do mercado em proteger o cidadão. Enfim, o modelo de livre concorrência, tão anestesiadamente defendido pela grande mídia liberal, é o verdadeiro responsável pelo caos aéreo. E o Lula? Nada fez para reverter essa situação. Concordo com que acusa de assassinato os acidentes aéreos que ceifaram vidas de centenas de inocentes. Porém, assassinato tem que ter um autor, e é mais fácil culpar o governo do que o invisível mercado, pois o primeiro tem um representante pessoal, e o segundo nunca será identificado pelos seus crimes contra a humanidade. Enfim, por desídia, por ter deixado de fazer o que o Estado, principalmente um Estado chefiado por um representante da classe trabalhadora, deveria ter feito em prol da segurança da aviação nacional e contra o nefasto livre mercado, a culpa, definitivamente, pode ser creditada ao Lula sim. O que é uma pena.



Um comentário:

Anônimo disse...

Olha só, ficou muito bom! Parabéns Amorim! Parabéns pelo texto tão bem escrito e, principalmente, por reconhecer que o Lula não é tudo isso que tens dito! Infelizmente!
Ah! Por enquanto vou ficar no anonimato, mas quando nos falarmos novamente, identificar-me-ei! Continue escrevendo, assim vale a pena!